Um novo desdobramento envolvendo a fortuna de Erasmo Carlos vem à tona após os filhos do cantor e compositor apresentarem queixa-crime contra a madrasta, Fernanda Passos, com quem o artista era casado na época da morte. Ícone da Jovem Guarda, Erasmo morreu aos 81 anos em 22 de novembro de 2022.
Pouco menos de dois anos após a morte do cantor, em outubro de 2024, oficiais de Justiça recorreram a um chaveiro para arrombarem a porta de um imóvel localizado em São Conrado, Zona Sul do Rio e onde Fernanda vivia. A intenção era buscar e apreender bens relacionados ao espólio de Erasmo - houve autorização, inclusive, para uso da força policial.
Partiu dos dois filhos do cantor, Gil e Leonardo, o pedido que evoluiu para mandado judicial. No documento, Leonardo foi apontado como novo inventariante do espólio do pai após a desistência da viúva, que passou por forte abalo emocional com a perda do artista, seu par desde 2010.
Na ação, foi determinado que alguns objetos encontrados naquele imóvel fossem repassados a Leonardo. Passados quase dois anos, porém, alguns itens seguem desaparecidos e fora do espólio do "Tremendão". A saber: uma guitarra da década de 1960 com assinatura de nomes de valor para a MPB e os troféus do Grammy de 2014 e 2018.
A lista reúne ainda uma antiga máquina de costura da mãe de Erasmo - objeto de grande valor sentimental para o cantor - e um caderno de memórias/composições do famoso, relata a coluna "Gente", da revista "Veja".
Alerta gatilho: Se você perceber que está extremamente sobrecarregado, ansioso, depressivo ou pensando em se machucar, procure seu médico, psicólogo ou familiar e não esqueça do CVV - Centro de Valorização da Vida (ligue 188).
Ex-mulher de Erasmo Carlos, Sandra Sayonara, a Narinha, morreu aos 49 anos em 26 de dezembro de 1995. Na época, ela estava separada do "Tremendão", pai de Leonardo e Carlos Eduardo, este morto após acidente de moto em 2014. Segundo o jornal "O Globo", Narinha, mulher de Erasmo por 13 anos, havia sido encontrada desacordada por uma funcionária na casa onde vivia em São Conrado.
A causa da morte seria revelada em janeiro de 1996: envenenamento por ácido cianídrico (cianeto). Ela deixou três filhos: Gil, de um relacionamento anterior, Leonardo e Carlos Eduardo, o Gugu.